Ao oferecer suporte jurídico e defesa de direitos, a Defensoria Pública da União (DPU) desempenha um papel fundamental na promoção da justiça social e na construção de comunidades mais resilientes, além de inclusivas. Assim, frente à grave situação em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul, a DPU criou o programa Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul. O programa visa garantir o acesso a direitos e a assistência jurídica gratuita para a população afetada e possui duas estratégias: A realização de 90 missões em 111 municípios do estado e o atendimento virtual para moradores de 400 municípios via aplicativo DPU Cidadão e WhatsApp (061 98352-0067).
Para sua efetivação, a DPU conta com crédito extraordinário do Governo Federal para executar as ações entre julho, agosto e setembro de 2024. Destaca-se também o acordo de cooperação técnica com a Advocacia-Geral da União (AGU) na busca por soluções extrajudiciais e administrativas eficazes e céleres para as demandas das famílias afetadas. Além disso, diversos outros parceiros compõe as missões com o objetivo de garantir a celeridade do acesso a direitos por parte da população.
As ações do programa também se alinham à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sobretudo com o lema de Não deixar ninguém para trás. Por conta deste alinhamento, a estratégia de monitoramento e de avaliação dos resultados do programa, bem como esse painel foram desenvolvidos no escopo do projeto DPU em linha com a Agenda 2030, fruto do Acordo de Cooperação Técnica Internacional firmado entre a DPU e o PNUD.
Mais detalhes sobre a estratégia de monitoramento e avaliação podem ser acessados na nota metodológica sobre o sistema desenvolvido e implementado para o programa.
Missões realizadas até o momento
Do total de 90 missões
Procedimentos de assistência jurídica
Instaurados até o momento
Atendimentos iniciais
Nas missões
Missões
Até o momento
Pessoas atendidas
Atendimento inicial DPU
Pessoas atendidas
Especializado DPU
Conciliações
Durante as missões
Muitas vezes as pessoas em maior situação de vulnerabilidade e que mais necessitam de suporte jurídico e do acesso a direitos são aquelas que mais encontram barreiras para o acesso aos serviços públicos. Tendo isso em vista, as missões representam uma estratégia central para efetivação do Programa Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul por meio de busca ativa nos municípios mais afetados pelas enchentes.
O programa definiu a realização de 90 missões em 111 municípios do estado no período de 01 de julho a 31 de outubro de 2024. A escolha dos municípios das missões considerou a Nota Técnica Municípios com pessoas abrigadas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul (DPU/PNUD, 2024), e o decreto estadual nº: 57614. Para a definição da logística e agrupamento dos municípios para as missões além da questão geográfica, foram consideradas também as localidades das subseções da justiça federal.
Municípios abrangidos pelas missões
Número de pessoas atendidas
Encaminhamentos realizados
Número de pessoas atendidas
Demandas apresentadas
Perfil das pessoas atendidas
Atendimento Psicossocial
A partir das demandas apresentadas pelas pessoas durante as missões ou pelo atendimento virtual, a DPU instaura um PAJ para dar seguimento ao atendimento com um(a) defensor(a) responsável pelo caso. O PAJ é arquivado nas situações em que o atendimento é finalizado, seja devido a encaminhamento a outro órgão, resolução via judicial/ extrajudicial, entre outras. Nesta aba apresenta-se o panorama dos PAJs abertos no escopo do programa.
Procedimentos de assistência jurídica (PAJs)
Abertos até o momento
PAJs
decorrentes das missões
PAJs
decorrentes da estratégia virtual
Situação
PAJs em tramitação
Situação
PAJs arquivados
Total de PAJs instaurados
Pretensões apresentadas
Última atualização em: 29/11/2024 09:27